Ainda não escrevemos, pelo que me lembro, sobre música neste blog. Eu, como ex-futuro-graduando da música, vou tentar junto aos companheiros de blog, comentar, descrever, criticar, mostrar, introduzir alguns conceitos musicais. Para tal, devo apresentar quais são meus gostos musicais, e posteriormente os redatores desse blog poderão fazer o mesmo, caso seja do interesse deles e dos leitores.
Até meu primeiro colegial eu não tinha interesse nenhum por música, não gostava de nada mesmo, nem sertanejo, nem rock, nem música clássica e nem marchinhas de carnaval. Porém tinha um leve interesse por violino, instrumento que pretendia um dia tocar. No primeiro colegial, uma pequena orquestra se apresentou em minha escola, e acabei descobrindo que aquela orquestra tinha uma escola que ensinava música. Ao começar estudar violino, logicamente, comecei a me interessar por música clássica (ou se preferir: erudita, já que música clássica remete-se somente aos compositores do período clássico) e, como curioso e maníaco que sou, comecei a ouvir compulsivamente compositores como: Korsakov, Rachmaninov, Glazunov, Vivaldi, Bach, Liszt,Chopin, Paganini, Brahms, Tchaikovsky, Beethoven, Mozart, Mendelssohn, e outros (os meus favoritos são os compositores românticos russos, mas esse é um assunto para um futuro post, caso haja interesse dos leitores).
Porém, o que mais me agradou nas obras orquestrais, foi a utilização delas no teatro e cinema, já que na mesma época eu fazia teatro na escola e já tinha escrito algumas peças teatrais. Foi nesse momento que eu comecei a me interessar por Soundtrack ou trilhas sonoras de filme (tema deste atual post).
Eu acredito que, no Brasil, existe um baixíssimo interesse por pessoas nesse tipo de música, já que muitas acham que estas não foram feitas para serem escutadas fora do ambiente cinema-filme. Estas pessoas estão totalmente erradas. Esse post é uma tentativa de mostrar às pessoas que não conhecem, a importância deste tipo de música e que estas também são feitas para serem escutadas sem um filme.
Nesse momento eu comecei a consumir todos os CDs de soundtrack (ou OST) que encontrava pela frente. E aqui está um resumo dos compositores que considero os melhores compositores atuais para se começar a ouvir trilha sonora (claro que essa é uma visão bem pessoal, existem vários outros compositores bons, porém não gosto muito de trilhas sonoras muito minimalistas):
Foi o primeiro grande compositor que comecei a escutar e tenho certeza que qualquer pessoa consegue identificar grande parte de seus trabalhos. Ele não é nada mais, nada menos, do que o responsável pela famosa marcha Imperial, tema de Dart Vader em Star Wars, só isso já é suficiente para garantir sua atenção, tenho certeza. John Williams é o compositor que tem mais temas famosos entre todos os outros que conheço, e isso é sua marca principal: fazer temas grandiosos e com grande orquestração. É o principal companheiros dos diretores: Steven Spielberg e George Lucas. Foi indicado ao Oscar nada mais, nada menos que 45 vezes, sendo ganhador cinco vezes: Fiddler on the Roof, Jaws, Star Wars, E.T. - The Extra-Terrestrial, Schindler's List.
Principais trilhas: Jurassic Park, Tubarão, Star Wars, Indiana Jones, Superman, Harry Potter, E.T.
Danny Elfman
Para mim música orquestrada tem que ter volume, e para mim à música de Danny Elfman tem peso, ou seja, tem uma orquestração forte, com grande foque nos metais (trombone, trompete, tuba, trompas, etc), grandes apresentações de coros e uma sabia utilização das cordas (violinos, violas, cellos e contrabaixos). Outra parte de destaque na obra de Danny Elfman é a utilização da percussão, já que boa parte de suas trilhas sonoras estão cheias de: baterias, pratos, bumbos, pandeiros, tambores, xilofones e etc .Você ouvirá Danny Elfman em praticamente todos os filmes do diretor Tim Burton (inclusive no próximo Alice no país das maravilhas), o que dá a obra de Danny Elfman um caráter meio obscuro (como a própria obra de Tim Burton), mas igualmente genial. Foi líder da banda Oingo Boingo na década de 80. Para mim ele é o compositor da melhor “Main Title” (música de abertura) de todas: Spider-Man.
Principais trilhas: Batman Returns, Spider-Man, Beetlejuice, Big Fish, Corpse Drive.
Hans Zimmer
Eu particularmente não gosto de ouvir muito Hans Zimmer (isso não quer dizer que ele é compositor ruim, muito pelo contrário), pois acredito que sua música está muito ligada aos filmes, ou seja, a música dele se encaixa muito bem com cada cena. As músicas de Hans Zimmer geralmente têm forte presença das cordas e nos filmes de ação apresenta percussão marcante, além de comumente utilizar sintetizadores em suas músicas. É responsável pela trilha sonora instrumental de O Rei Leão e do famoso jogo Call of Dutty: Modern Warfare 2. Fez um ótimo trabalho na trilha sonora de Sherlock Holmes.
Principais Trilhas: O Código Da Vinci, Pearl Harbor, Missão Impossível 2, Kung Fu Panda.
Harry Gregson-Williams
Entre os que sitei até agora, Harry Gregson-Williams é o que tem menos tradição do cenário de trilhas sonoras hollywoodianas, porém sua obra sempre me chamou atenção desde a música “To Aslan's Camp” do cd da trilha sonora das Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o guarda-roupa, sua música é do típico gênero: música de arrepiar, conseguindo ser forte e lírica ao mesmo tempo. Eu acredito que a música de Harry Gregson-Williams é parecida em alguns momentos com a música de Danny Elfman sem o caráter obscuro, se é que é possível essa comparação. Destaque também para a belíssima e animadora trilha sonora instrumental de Shrek. Ele também é responsável pelas trilhas sonoras de alguns games, como: Metal Gear Solid 2 e Call of Duty 4: Modern Warfare.
Principais trilhas: As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, A Fuga das Galinhas, Formiguinhaz.
Randy Newman
Suas principias trilhas sonoras estão ligadas aos filmes da Pixar, como: Monstros S.A, Vida de Inseto, Toy Story, Carros. Indicado ao Oscar várias vezes por diversas canções. Suas trilhas são animadas e divertidas.
James Newton Howard
Compositor preferido do diretor M. Night Shyamalan, sendo responsável pelas trilhas dos filmes como: A dama da água, Sinais, O Sexto Sentido e A Vila. Compositor que, mesmo em filmes de terror/suspense, consegue fazer belas trilhas sonoras, como a de A Vila, como ótimas passagens de violino e orquestra.
Ennio Morricone
Compositor italiano super famoso, com a assinatura na trilha sonora em cerca 500 filmes! Morricone têm diversas trilhas relacionadas aos filmes Western italiano, como: Por um Punhado de Dólares , Por Uns Dólares a Mais, Três Homens em Conflito e Era uma Vez no Oeste. Suas expiradas músicas estão também em filmes como: Era uma vez na América, A Missão e Cinema Paradiso. Concorreu 5 vezes ao Oscar e ganhou, em 2007, um Oscar honorário.
Michael Giacchino
Último ganhador do Oscar pela trilha sonora de UP! , já tinha feito um ótimo trabalho em Ratatouille, Os Incríveis e Sar Treck e também dos jogos como: Medal of Honor, Black e Call of Duty: Finest Hour.
Outros compositores que eu indico:
Alexandre Desplat
Yann Tiersen
Alan Menken
Alan Silvestri
James Horner
Patrick Doyle
Faremos, em breve, um post sobre trilhas sonoras de games
Como deixa de colocar "Gladiador", "Ultimo Samurai", "Lágrimas do Sol", nas principais trilhas de Hans Zimmer. Genialidade em cada uma delas!
ResponderExcluir