terça-feira, 24 de novembro de 2009

As Aventuras do Caça Feitiço

         Escolhi como ponto de partida para as resenhas dos livros que prometi (alguns posts atrás) a série “As Aventuras do Caça feitiço” que são publicadas hoje no Brasil pela editora Bertrand Brasil.
          O enredo conta à história de Thomas Ward, um garoto de 13 anos que é o sétimo filho de um sétimo filho, e que graças a esta infeliz coincidência (será mesmo coincidência ?), tem o dom de ver fantasmas, ogros além de "sombras" e mais uma porrada de seres que não pertencem, quer dizer, que não deveriam pertencer ao nosso mundo.
          Com este dom Tom automaticamente se torna apto para um trabalho um tanto quanto estranho: O de Caça Feitiço.
          Mesmo com o dom de ver estes seres, Tom leva uma vida simples de garoto do campo, mas tudo começa a mudar quando seu pai alcança uma certa idade e começa a perceber, que ao contrário dos vampiros emos da série crepúsculo, não viverá para sempre. Para evitar que a gurizada passe fome depois que ele bater as botas, começa a procurar emprego para os seus seis filhos mais novos (o primogênito não entra na conta, visto que este é o único e exclusivo herdeiro das terras do papai).
          Para conseguir empregar todos os seus demais pimpolhos seu pai recorre a favores, e com isso acaba conseguindo empregos com ferreiros, carpinteiros, e etc. No entanto quando chega a hora de arranjar emprego para o sétimo filho, seu pai descobre que já esgotou a sua cota de favores (num mundo onde é difícil arranjar um emprego, o cara que consegue cinco é um herói), e vê como única solução o Caça-Feitiço, que precisava de um aprendiz para o seu perigoso oficio.
Thomas foi então prometido como aprendiz do Caça-Feitiço, uma espécie de guardião que protege a vila onde Tom vive e todas as terras aos seus arredores, de ogros, feiticeiras, fantasmas, vampiros e etc...
          Aqui vale um anexo: na série todos os seres enfrentados pelos caça-feitiços vão do nível 1, o mais forte (algo como um super monstro que só pode ser vencido com ajuda dos megazords) ao nível 10, o mais fraco (pode ser morto por uma criança com faixa amarela em judô).
        Para não estragar a leitura, e nem acabar com a curiosidade de ninguém, vou dar a resenha do desenrolar da história disposta no próprio livro: “A aventura começa quando Tom vai morar com seu mestre e tem que atravessar uma floresta, de onde lamentos sinistros são ouvidos ao anoitecer. Depois Tom será submetido a uma prova de coragem e terá que passar uma noite numa casa mal-assombrada sem se deixar enganar pelas artimanhas do mal. Nos fundos da casa de seu mestre há um cemitério onde uma das mais perversas e horripilantes feiticeiras está enterrada viva... e de cabeça para baixo. Essas são apenas as primeiras provações que Tom terá que vencer para se tornar um aprendiz do Caça-Feitiço. Junte-se a ele se você tem coragem... apenas se realmente tem coragem”.
          O livro é um daqueles que prende o leitor, e não dá pra parar de ler até última linha, assim como a série Harry Potter, da qual este é um dos fortes concorrentes a sucessor (na minha humilde opinião).
          A série conta atualmente com 7 livros, dois deles já traduzidos e publicados em nosso país.
Outro diferencial da série é o fato de ter sido traduzida em solo tupiniquim pela tradutora profissional Lia Wyler, que além da série Harry Potter traduziu escritores como Henry Miller, Joyce Carol Oates, Margaret Atwood, Gore Vidal, Tom Wolfe, Sylvia Plath, Stephen King.
          A série também teve seus direitos autorais comprados pela Warner e tem um filme previsto para o ano de 2011, quando provavelmente se tornará modinha.
          Então não perca tempo meu caro leitor, comece a ler a série agora mesmo.

Um comentário:

  1. Uma vantagem de virar filme é que assim talvez as editoras tomem vergonha na cara e traduzam logo todos os outros livros.

    ResponderExcluir