A definição da palavra nerd modificou-se totalmente desde sua origem, e hoje em dia dizer que um cara é nerd porque você viu um carinha de óculos, aparelho, camisetinha e um livro na mão é COMPLETAMENTE errado. É claro que algumas pessoas ajudam nessa estereotipagem, mas tenho certeza de que essas não são representativas de um todo no século XXI.
Vendo em alguns sites que não merecem ser citados, vi alguns comentários jocosos e que acho que devem ser esclarecidos.
Para mim, a definição atual de nerd é aquele cara (ou moça, é claro) que tem um gosto que difere da maioria das pessoas, mas que não sofre com isso e que podem ser considerados (não, “classificados” não é a melhor palavra) pelos gostos que tem:
Informática e Tecnologia – Gostam de ler sobre informática, sobre novas tecnologias (úteis ou inúteis), quando vai comprar um televisor ou um home theater se interessa em saber as especificações técnicas do produto para garantir a melhor qualidade. Se interessa por celulares modernos, Gadgets, câmeras escondidas ou qualquer outras parafernália tecnológica.
![]() | |
Bill Gates, se veste bem e é muito bem casado. |
Ciência - Não estou falando de pseudo-ciência e nem popularização da ciência, estou falando de pesquisa real, de faculdade. Gostam de astronomia, de física de partículas, matemática aplicada, e assuntos relacionados ao meio acadêmico. Esses nerds são os que mais estão ligados ao conceito de nerd da maioria das pessoas: uma pessoa muito inteligente e estudiosa. Porém deve-se tomar cuidado na utilização da palavra gênio e afins, afinal devem-se desmistificar os cientistas como seres superiores, e os educadores lutam cada vez mais para que na educação básica os alunos consigam ver os cientistas como pessoas normais, que estudaram, batalharam e só assim conseguiram as suas vitórias. Geralmente o estudar para estes nerds está relacionado a um propósito maior, seja pessoal ou social, seja uma fonte de renda (afinal diversas pesquisas mostram que quem estuda mais geralmente ganha mais) ou para auxiliar no desenvolvimento científico da humanidade.
Games – Não estou falando só de Winning Eleven, o cara gosta de jogos pelo desafio e pela aventura, seja jogos fps, aventura, RPG ou outros.
Música – Não estou falando de caras que escutam um único tipo de música, mas aquelas pessoas que tem capacidade de entender que o que faz uma música boa não é seu estilo musical e sim a própria música, portanto, da mesma maneira como existem músicas eruditas boas e ruins, também deve existir funks, pagodes e sertanejos bons e ruins.
Quadrinhos/Animes/Mangas/Cartoons – O cara que gosta de desenhos animados, quadrinhos ou cultura japonesa (desenhos ou quadrinhos que são respectivamente animes e mangas).
Ficção Científica – Este tema está diretamente ligado com a ciência, porém o indivíduo que aqui relato tem interesse pelo desconhecido e tenta, de alguma forma, explicá-lo. Não é muito diferente do que alguns gregos e filósofos faziam antigamente, já que naquela época o mundo era desconhecido, o diferencial é que hoje o espaço é desconhecido (esse é o motivo pela qual a maioria das ficções científicas acontece no espaço).
Outros temas:
Artes (artes cênicas ou plásticas), Televisão (Séries, programas de TV), Cinema
Na minha definição atual da palavra nerd vê-se que nerd não é:
- Um Idiota;
- Um Alienado;
![]() |
Cadê a camisa xadrez? Hi!!!! |
- Uma pessoa que não sabe lidar com as mulheres;
- Um cara que só quer tirar notas boas, e que é capaz de passar por cima de qualquer um para isso (isso é um maníaco compulsivo por nota);
- Uma pessoa que é completamente acrítico acerca de tudo que consome (isso é uma pessoa sem personalidade);
- Um ser que passa o dia no computador vendo pornografia (isso é um tarado, para não falar outra coisa);
- Um cara que passa a vida colocando roupinhas de papelão de seus heróis favoritos sem sentido ou sem reflexão (isso é um cosplayer).
- Aquele cara que ouve música clássica só para falar que ouve, ou aquela pessoa que lê Nietzsche porque é difícil de ler ou porque a maioria das pessoas cultas lê. (isso é um pseudo-intelectual)
Quando falamos de nerds alguns conceitos devem ser esclarecidos, primeiro a questão da inteligência, que segundo o dicionário Houaiss é: “faculdade de conhecer, compreender e aprender”, faculdade a qual todo ser humano é possuidor, portanto todos os seres humanos são, por definição, inteligentes.
E como vocês viram nos temas anteriormente definidos, todas as pessoas são um pouco nerds, afinal são raras as pessoas que não gostam de nenhum dos temas que descrevi. Da mesma forma, não acredito que exista uma pessoa 100% nerd, pois muitos outros temas podem ser incorporados nesta lista que fiz, portanto é possível que uma pessoa se agrade com todos. Por isso a temática nerd é tão atual e tem dominado quase todos os meios de comunicação.
Aconselho, aos mais interessados, o texto de Thiago Leite do site Teia Neuronial, clique aqui para ser dirigido ao site.
Aproveitando este espaço, os nerds que concordam com tais afirmações (ou as pessoas que se identificaram com esse texto), faça seus comentários com os porques que vocês acham que a visão atual de nerd é distorcida....
Nao sei se sou a melhor pessoa a falar sobre o assunto pois nunca me dou bem em conversas de parametros sociologicos, mas concordo com o que o post fala, e ainda gostaria que vcs acrescentassem o um comentario do Bill Gates, vulgo um dia taxado de nerd, que serao estes os lideres de amanha, pois sao pessoas instruidas e preparadas para um mundo globalizado. Espero ter contribuido, boa discussao.
ResponderExcluirBom, como no próprio texto diz, eu não me identifiquei com todos os itens, e gostaria de acrescentar que há nerds que se interessam por informação, tecnologia da informação e instrumentos e técnicas de recuperar a informação certa e rapidamente, afinal quem nunca fez uma pesquisa mal sucedida no google??? Fique tranquilo, a culpa não é sua...
ResponderExcluirMuito bem lembrado Nina, devemos dizer ainda que existem ainda muitas áreas da ciência e da informação que não foram citadas no texto, e espero que estas áreas se sintam inclusas neste post, já que colocá-las todas seria inviável (e eu acho até mesmo que não seria capaz, rsrsrsrs). E quanto aos comentários do Orangeman, foram todos muito bem colocados.
ResponderExcluirNerdguy, adorei o texto, mesmo pq isso é um assunto que venho pregando há tempos. É como no episódio de South Park onde explicam q "Fag" não é mais sinonimo de gay.. hahaha
ResponderExcluirFicadica, fiz um videocast sobre essa mudança de significado, http://www.geex.com.br/2009/10/22/mundo-geex-e01s01-parte1/ dá uma olhada depois :)
Obrigadíssimo pela referência.
ResponderExcluir"Nerd" é uma identidade bem atual, e atende bem às inúmeras pessoas que hoje em dia passaram a buscar mais informação sobre tantos assuntos diversos no mundo todo, especialmente graças à TV e à internet.
Abraço.