quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A Fraude da Colheita Feliz

Um dos meus grandes passatempos na infância e adolescência (ao lado de Jaspion, Jiraya, Lego e Loja de doces), foi meu bom e velho Super Nintendo. Até hoje tenho uma pancada de roms e tento fazer final nos títulos mais legais sempre que a correria do dia-a-dia me deixa algum espaço (assim como deve acontecer com muitos dos leitores do blog)
Contrariando a maioria das crianças normais que adoravam fazer campeonatinho de International Super Star Soccer (sempre rolava uma aposta de R$0,50 centavos pra entrar e o vencedor levava tudo), meu jogo favorito do snes, ao lado de Chrono Trigger, Zelda, Final Fantasy e Mario, era o descriminado Harvest Moon.
As pessoas sempre me perguntavam qual a graça do jogo, já que na visão deles, cuidar de uma fazenda virtual, fazendo as mesmas coisas no jogo sempre era além de intediante uma total perda de tempo.
Eu em minha defesa sempre usei os argumentos de que a evolução do personagem (aumentar a casa, ganhar os festivais e etc) era um grande atrativo (afinal de contas, que argumentos eles tinham a favor daquele jogo que de cada 3 chutes do meio de campo, 2 eram gol ?)
Eis que essa semana recebo um convite para um jogo que está bombando no orkut, uma tal de Colheita Feliz, e adivinham com o que eu me deparo ao aceitar o convite: Uma tremenda cópia descarada de Harvest Moon, e o mais engraçado é que ao abrir a lista de amigos que possuem o aplicativo me deparei com vários integrantes da galera que sempre me excluía nas rodinhas de vídeo game (o único jogo em comum que eu tinha com eles era o Mario kart) e que agora jogam este sharingan do glorioso jogo da Natsume compulsivamente (um deles acorda de madrugada pra roubar berinjelas de seus amigos menos cuidadosos com suas plantações).
Lendo hoje em um dos blogs de grande circulação descobri que grande parte dos jovens de hoje acham que o jogo é uma grande novidade ou uma cópia de um aplicativo similar do facebook (do qual eu sinceramente não tenho conhecimento).
A versão do orkut de Harvest Moon além de mal feita (não existe um padrão entre cenário e animais: os porcos são 3D, a galinha é um gif e a vaca é qualquer coisa feita no paint) não traz nem 1/3 da diversão que o jogo original proporciona (nada de dar em cima das menininhas da vila, nada de competições e festivais, nada de nada) e tem, na minha opinião, como único ponto positivo o fator de interatividade entre as fazendas (roubar a colheita daquele mala do seu vizinho é bacaninha).
Outro fator negativo é o fato de grande parte dos itens bacanas terem de ser comprados com dinheiro “de verdade” (já que as moedas verdes são compradas com reais e convertidas em dinheiro virtual).
Eu sei que grande parte dos nerds desse planeta vivem mais no mundo virtual que no mundo real (warcraft, e outros MMORPG da vida), mais deixar de sair no fim de semana pra gastar todo o dinheiro em moedas verdes pra trocar por um pavão virtual não entra na minha cabeça.
Portanto fica aqui a dica: Baixem o jogo Harvest Moon Back to Nature para playstation, joguem bastante, divirtam-se casando com a putinha do bar e fiquem putos ao perder toda sua plantação em um maldito tornado.

2 comentários:

  1. Quer algo melhor ainda ? Joga Harvest Moon para Wii. Aí sim o negócio fica bom - e atualizado.

    ResponderExcluir
  2. vai to mar no cuuuuuuuuuuuuuuuu porraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir