Como já havia dito em meu primeiro post (clique aqui), sempre tive como hobby ler blogs e assistir seriados de TV. No entanto, sempre senti falta de uma área na rede de blogs dos quais sou leitor assíduo, para mim muito importante: os livros.
Sempre fui um grande fã das obras de literatura juvenil e de toda sua gama de personagens fantásticos e universos paralelos.
Estamos, acredito eu, numa época da história da literatura onde grandes títulos estão sendo lançados e relançados (sejam eles impressos ou baixados em ebooks na rede mundial de computadores), mas um deles, novamente na minha humilde opinião, abalou todos os pilares e fez com que este tipo de literatura alcançasse os topos de venda, além de ótimas críticas e bilheteria descomunais no cinema(assim como teses de mestrado, doutorado e livros que interpretam o contexto histórico de uma análise comparativa do livro ao pseudo conhecimento existencial de Nietzsche ao homem moderno ocidental): Harry Potter.
Não há muito de novo para falar sobre Harry Potter, todos conhecem sua história (seja por meio dos livros ou filmes), então vamos ao que realmente interessa.
Provavelmente, assim como ocorreu comigo, muitos de vocês devem ter se sentido “órfãos” depois que a saga deste bruxinho inglês chegou ao fim no ano de 2007.
Eu, como fã incondicional da série, senti um baque ao chegar nas últimas páginas daquele pequeno tijolo de capa laranja e, assim como deve ter ocorrido a muito de vocês, uma pequena, porém não insignificante questão surgiu em minha mente: “O que ler agora?”
Antes de responder esta questão, vale salientar que durante minha jornada de livros infanto-juvenis, que se deu início com a saga do garoto que sobreviveu, vários livros foram devorados entre o lançamento de um volume e outro. Senhor dos Anéis, Crônicas de Nárnia, Fronteiras do Universo, Desventuras em série, Ciclo da Herança, Brumas de Avalon, Artemis Fowl, além de Dan Brown, Bernard Cornewell dentre tantos outros dos quais eu agora não me recordo (ou não merecem ser recordados).
Como você deve ter percebido, boa parte dos títulos juvenis clássicos acabaram sendo lidos neste intervalo de tempo e não sobraram muitas alternativas dentre os livros já consagrados, e tive então de partir para o perigoso e desconhecido setor de lançados, garimpando entre Crepúsculos e outros livros ruins do ano de 2008 e 2009 (explicarei o motivo do meu descaso com esta saga num futuro post), numa árdua cruzada em busca de novas sagas e novos personagens...
Neste palheiro de sugadores de sangue emos, encontrei 4 títulos que me agradaram muito e me fizeram retornar a saudosa época onde eu devorava livros de modo insano, atravessando madrugadas (deixando de lado todos os livros de Peter Atkins, Guidorize) a fio até que a última linha surgisse, são eles: As aventuras do Caça-Feitiços, Septimus Heap, O Poder dos Cinco e Percy Jackson e os Olimpianos.
É óbvio, que estes títulos já não são tão anônimos hoje (no entanto eram praticamente desconhecidos na época em que os li) mas acredito que ainda sejam desconhecidos de boa parte dos fãs de Harry Potter, que ainda não encontraram um substituto a altura. Para os que ficaram curiosos com as obras citadas, dedicarei nas próximas semanas posts mais detalhados para cada livro.
Leia mais...
As Aventuras do Caça-Feitiços
Septimus Heap
O Poder dos Cinco (em breve)
Percy Jackson e os Olimpianos (em breve)
Leia mais...
As Aventuras do Caça-Feitiços
Septimus Heap
O Poder dos Cinco (em breve)
Percy Jackson e os Olimpianos (em breve)
by Testa
Nenhum comentário:
Postar um comentário