terça-feira, 25 de maio de 2010

Review: Super Mario Galaxy 2

    Super Mario Galaxy 2 foi lançado dia 23 de maio de 2010, e eu, obviamente fiz o "sacrífio" de conferir esta nova aventura do bigodudo em busca da princesa Peach. Eu até que tinha gostado do primeiro Mario Galaxy, mas nunca fui um grande entusiasta dos jogos 3D do Mario (como Mario 64 ou Mario Sunshine), porém o Super Mario Galaxy 2 é muito divertido e chama muito atenção pelas viagens intergalácticas. O mais interessante desse jogo é as evidentes influências do New Super Mario bros (um sucesso lançado no ano passado), como a presença de fases mais “2D”, ou de plataforma, e também a presença de Yoshi, o que para mim deixou o jogo mais divertido. Neste preview descreverei o que já descobri sobre o jogo (pois ainda eu terminei o jogo, mas só com 70 estrelas), as novidades que percebi e a minha opinião, aproveitando para comentar sobre o Super Mario Galaxy 1.

A Aventura
    O jogo, assim como o game play, é muito semelhante ao primeiro Mario Galaxy. A história começa com o convite de Peach a Mario para comer um bolo em seu castelo, no caminho Mario encontra um bebê Luma (uma estrelinha que ajudará Mario durante todo o jogo e é a responsável pelas ações realizadas no modo multiplayer).Ao chegar ao castelo, Mario é surpreendido (pois ele é muito ingênuo) por Bowser raptando a princesa. Depois disso, Mario terá que atravessar galáxias para trazer de volta a princesa. Como é perceptível, a história do segundo galaxy é bem mais simplória que a do primeiro.
    O jogo conta com muitos desafios e fases especiais, como as da Ball Star, uma bola em que você tem que controlar os passos do Mario em cima de uma bola equilibrando com o Wii Remoto. Outra fase legal é a da Galáxia Super Massive, que é semelhante ao mundo das coisas gigantes dos outros Super Mario.

Jogabilidade
    A jogabilidade é idêntica a do primeiro jogo, ou seja, fácil e perfeita como a grande maioria dos jogos da Nintendo, o que é para mim uma façanha, pelo tanto de voltas feitas por ele nos mais diversos ambientes planetários.

Novidades
    A grande novidade desse jogo com certeza é a presença do dinossauro Yoshi, que por motivos misteriosos não deu seu auxílio para o encanador na aventura anterior (Alías, sua presença no segundo jogo foi quase uma imposição dos fãs após a decepcionante participação no New Super Mario Bros, por isso sua participação é bem mais evidente em SMG2). Além disso, Yoshi não é, nessa aventura, apenas um extra em algumas fases (como em NSMB), e sim essencial para algumas partes do jogo. Yoshi também possui alguns Power-Ups ao comer frutinhas de três diferentes cores:
    - Amarela (Light Yoshi) – Faz o Yoshi revelar áreas e caminhos invisíveis durante um intervalo de tempo. Por isso corra, pois com o término do tempo estes caminhos sumirão.
    - Azul (Ballon Yoshi) – Permite fazer o dinossauro flutuar para acessar áreas altas, assim como o Light Yoshi também é temporário.
    - Vermelho (Dash Yoshi) – Faz o “cavalinho”, como alguns erroneamente denominam o velho companheiro do Mario, correr desesperadamente e quase que descontroladamente, sendo possível subir em alguns ambientes íngremes.
    O legal do Yoshi é que, ao montá-lo, a estrelinha azul do pointer do wii remote se torna uma bolinha onde é possível controlar sua língua para comer os inimigos e as frutas, além de abocanhar cascos e mísseis que podem ser lançados.
    Há também os novos Power-Ups do Mario, como o Mario Nuvem ou Cloud Mario(Que permite a criação de plataformas em forma de nuvem), o Mario Rocha ou Rock Mario(que o transforma praticamente em um Goron do franquia Zelda, rolando pelos cenários e até sendo a bola de um jogo de boliche, o que é muito divertido),o Rainbow Mario, o Fire Mario, o Mario Mola ou Spring Mario, o Mario Fantasma ou Boo Mario, o Mario Abelha ou Bee Mario(os cinco últimos já presente no primeiro SMG). O Mario Ice parece não estar presente nesse jogo. Mario também pode pegar uma super broca, capaz de perfurar um planeta inteiro para se chegar rapidamente do outro lado ou perfurar inimigos do outro lado do planeta.
    Além disso, este jogo pareceu para mim bem mais desafiador que o primeiro, o que era uma promessa do Shigeru Myamoto (preciso dizer que é o criador do jogo? Acho que não, né!?!). É isso é obviamente muito bom, afinal o principal objetivo desse jogo é agradar aos jogadores que terminaram o SMG 1, como se o segundo fosse uma seqüência linear ou como se o jogador ainda não tivesse terminado de jogar.
    Outra novidade é Starship Mario, uma nave com formato da cabeça do Mario que permite a navegação pelas galáxias de uma forma muito parecida com a da forma como são feitas a navegação pelas fases New Super Mario Bros, evitando o confuso Hub World, um ambiente onde você escolhe as fases que irá jogar (como o Castelo da princesa Peach no Mario 64). Isso deixou o ambiente do jogo bem mais intuitivo que no primeiro jogo.
    A presença do Luigi nesse jogo, para mim, pode ser negligenciada, já que não faz diferença nenhuma (pelo menos até o ponto que estou) no jogo.


Chefões e Mini-chefes
    Bom, aí entra em um ponto delicado do jogo. Eu particularmente não gostei dos chefes do jogo (apenas quando são Bowser ou Bowser Jr.), pois além de serem derrotados rapidamente são de um nível inferior de dificuldade do que o jogo em sua totalidade. O último chefe (obviamente o Bowser) não é muito diferente dos enfrentados anteriormente durante o jogo, só muda o finalzinho, sendo assim muito fácil de derrotá-lo.



Gráficos
    A Nintendo é a prova de que não são necessários gráficos ultra-realistas para se obter gráficos muito legais.  Para mim, que já sou fã de astronomia, ver o Mario viajando em inúmeros planetas pelo espaço é muito legal. Além disso, o sistema de gravidade é muito divertido e um dos aspectos mais legais dos dois jogos da série Galaxy, nada como dar um pulo em um planeta anão e ir parar, sem tocar os pés no chão, do outro lado do planeta, hilário. Cada cenário é único, criado com uma alta quantidade de detalhes e agradabilíssimo aos olhos do jogador, igual ao seu antecessor.



Trilha Sonora
    Quem gosta de trilhas de games sabe que o nome Koji Kondo é sinal de qualidade e ótimas trilhas, nessa trilha não poderia ser diferente, ainda mais se tratando de um jogo do Mario. O trabalho de Koji Kondo (que se não me engano fez o tema do jogo) com Mahito Yokota é maravilhoso e responde a todas as expectativas de músicas que queremos ouvir nos jogos do Mario: engraçada, empolgante e alegre. A trilha ainda conta com músicas remixadas de jogos anteriores, como Super Mario Bros e Super Mario World. Você pode conferir todas as trilhas aqui.

Resumindo
    É um jogo muito bacana e indispensável para Nintendistas e fãs do encanador que mais vezes salvou uma princesa na vida. Quem gostou de jogos como Mario 64, Mario Sunshine e Super Mario Galaxy 1 com cert
eza absoluta irá gostar desse também. Se eu pudesse dar uma nota entre 0 e 10 daria 9,5, não porque o jogo não mereça um 10, mas é que, comparativamente, não é tão bom quanto New Super Mario Bros (Como essa é minha opinião, deve-se levar em consideração que eu prefiro jogos em “2D”).
     Confira o Trailler:

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