segunda-feira, 31 de maio de 2010

Jogo da Enciclopédia

     Eu tenho o errôneo costume de achar que as comunidades do Orkut podem servir como referência para dizer se alguma coisa é boa ou ruim, ou seja, se alguma coisa é boa, sua comunidade no Orkut deverá estar lotada (Sim, podem me jogar na cara: “mas e a comunidade como a do Parangolé com mais de 140000, será que isso quer dizer que isso é bom?”, por isso eu usei a palavra “errôneo” na frase inicial deste post). De qualquer forma, eu nunca teria comprado um jogo chamado “Jogo da Enciclopédia”, da Grow se continuasse a pensar assim, já que suas três comunidades do Orkut não somam, juntas, 100 felizes integrantes. Pensando nisso, venho indicar este jogo que divertiu a mim e a minha família durante umas boas horas.
    O jogo é muito bom e engraçado, pois não se trata de um jogo de perguntas e respostas convencionais, nesse jogo o importante é enganar os adversários para acharem que sua resposta é a correta. O jogo funciona da seguinte maneira: um líder pega uma carta com três perguntas sobre curiosidades do dia-a-dia e escolhe a melhor pra fazer para os outros participantes, em seguida cada participante escreve a resposta em um papel, aqueles que não souberem a resposta (e isso ocorre na grande maioria dos casos) inventam qualquer coisa que acha que poderá enganar os outros participantes. Em seguida todos entregam suas respostas para o líder da rodada, e este irá ler todas as repostas dadas pelos participantes e mais a resposta correta (que está no verso na carta com a pergunta). Na etapa final os participantes irão escolher a resposta que eles julgam ser a correta. Ganha pontos quem:
     - Escrever a resposta certa ou muito próxima da certa (neste caso sua resposta não será lida pelo líder da rodada para que não sejam lidas duas respostas iguais);
     - Escolher a resposta correta na votação final;
     - Ter uma resposta votada por um outro participante, por exemplo, se um jogador B escolher a minha resposta achando ser a correta (por isso é legal dar uma resposta convincente, mesmo que falsa);
     - O líder da rodada, caso ninguém tenha escolhido a resposta correta;
    Com isso, o jogador deve andar com seu peão no tabuleiro o número de casas de pontos que ele recebeu, por exemplo, se ele recebeu 3 pontos então irá andar 3 casas. Ganha o jogador que primeiro chegar no final do tabuleiro. 
    O mais bacana e engraçado desse jogo são as respostas malucas que surgem nesse jogo, já que algumas perguntas possibilitam uma gama de respostas engraçadas. Alguns exemplos de pergunta que você provavelmente não sabe a resposta:

    - Por que usamos a expressão “bata na madeira”?

    - Por que o ângulo das meias é de cerca de 120°, se o ângulo dos pés é de 90°?

    - Quando uma bezerra se torna uma vaca?

    - Por que a cola não fica presa em sua embalagem?

    Essas, é claro, são só uma amostra das 525 perguntas do jogo. Agora imagine as respostas engraçadas que algumas pessoas dão para essas perguntas. E o mais engraçado é que muitas vezes a resposta certa é aquele que todo mundo acha que não é, e isso torna o jogo mais legal ainda. Aproveitando a dica, também existe um outro jogo, chamado Academia, também da grow, que é muito semelhante a este, porém invés de perguntas, são escolhidas palavras para os jogadores responderem seu significado. Este jogo, porém, eu não joguei, mas pretendo comprá-lo e farei uma descrição dele aqui em breve.
    De modo geral o jogo é bem bonito e muito bem feito, porém de certo modo simples. O tabuleiro é meio pequeno (do tamanho do tabuleiro do Imagem e Ação, alías os peões e o tamanho da caixa também são igualzinhos), mas esso não importa tanto assim.
    Resumindo: é um jogo de nerds feito para nerds e não-nerds e que com certeza é uma boa dica de jogo caso você esteja cansado do velho monopoly ou Jogo da vida.
    Obs. Só espero que a Grow e a Hasbro um dia nos pague pelos comerciais de seus produtos que estamos fazendo aqui no nosso blog.

Dados Técnicos
Faixa etária: A partir de 10 anos
Indicado para: ambos os sexos
Fabricante: Grow
Preço Médio: R$ 55,00 (Eu paguei mais barato, rsrs )
Número de jogadores: 2 a 6
Dimensões (cm): 23,0x35,5x6,5  |  Peso (kg): 0,903

11 comentários:

  1. Muito bom saber a sua opinião... estava com vontade de comprar e fiquei na dúvida!

    Quanto ao Academia, eu jogo a versão popular e barata... pego o dicionário, escolho uma palavra estranha e falo para os outros escreverem o significado... e aí eu leio o correto e o que os outros inventaram!!
    É bem legal!

    ResponderExcluir
  2. Esse jogo é muuuuuuuuuuuuiiitooooooooo bom!!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de comprar o Enciclopedia, espero gostar, pois parece ser muito engraçado e divertido!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho o Academia a minha amiga tem o Enciclopedia, gostei mais do jogo dela são muito parecidos mais o Enciclopedia é mais engraçado porque as perguntas já estimulam a criar uma resposta criativa, quando o academia deixa uma ideia as vezes que estamos reinventando o dicionario com palavras que nem acreditamos que existe.

    ResponderExcluir
  5. fui pesquisar varios sites e só achei esse com uma definição bem agradável! Parabéns pela iniciativa! Vou comprar o jogo! E espero q a grow pague pra vcs por isso hehe!

    ResponderExcluir
  6. Joguei quando adolescente um jogo de conceito praticamente igual: "guia dos curiosos". Um amigo meu tinha e era muito bom. Estava procurando um jogo semelhante para que pudesse comprar, já que o guia dos curiosos não se vende mais, tem uns 7 anos que não jogo e com certeza não teve jogo q me fez mais rir que desses de se criar uma resposta a uma pergunta curiosa. Sai cada pérola! Eu costumava marcar a minha resposta às vezes só para que induzir que todos os oponentes marcassem a minha, já que enganar oponentes vale mais pontos q saber ou acertar a resposta!

    ResponderExcluir
  7. Muito boa descrição do jogo! Já brinquei umas duas vezes só, com amigos, mas as perólas que saíram ficaram pra vida toda kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Será que encontro as perguntas para serem baixadas?

    ResponderExcluir
  9. Joguei nesse fds e adorei!
    Muito bom, divertido e cheio de conceitos que eu nem imaginava existirem, tipo: Por que a flor "cadáver" tem esse nome?
    Ou Por que os passarinhos dormem em um perna só? Ou Por que os cães se alimentam sobre as 04 patas(em pé) e os gatos sobre duas patas (sentado)?
    Gente, vocês não imaginam a variedade das respostas que aparecem!
    Bom demais!

    ResponderExcluir
  10. Joguei nesse fds e adorei!
    Muito bom, divertido e cheio de conceitos que eu nem imaginava existirem, tipo: Por que a flor "cadáver" tem esse nome?
    Ou Por que os passarinhos dormem em um perna só? Ou Por que os cães se alimentam sobre as 04 patas(em pé) e os gatos sobre duas patas (sentado)?
    Gente, vocês não imaginam a variedade das respostas que aparecem!
    Bom demais!

    ResponderExcluir
  11. Procuro esse jogo pra comprar. E não encontro :/

    ResponderExcluir